terça-feira, 11 de setembro de 2012

A importância do sono para aprendizagem




 

 A importância do sono para aprendizagem


Entre as razões que levam ao desempenho escolar insatisfatório, merece destaque a importância do sono para a aprendizagem qualidade e a quantidade do sono do aluno. No entanto, esse fator é raramente levado em consideração pela escola ou pelos pais. O assédio dos meios eletrônicos e televisivos, e a programação dos adultos que muitas vezes relega a segundo plano a prioridade das crianças, transformou o "dormir" em algo secundário.

Estudos científicos comprovam o que nossos avós já sabiam. O sono ajuda a consolidar a memória e é essencial para o bom desempenho acadêmico. Pessoas que não dormem bem têm, de fato, dificuldades de aprendizagem. No entanto, estudantes de diferentes faixas etárias são cronicamente privados de sono.

Pesquisas recentes apontam para consequências ainda mais assustadoras, decorrentes da privação do sono por períodos prolongados, indicando a ocorrência de perda neuronal e cognitiva. Isso se deve essencialmente à incapacidade de reparação cerebral, obtida somente com os períodos adequados de sono. A privação do sono afeta a produção de melatonina pela glândula pineal, causando distúrbios no ciclo circadiano das células e de toda a função metabólica, estabelecida por todo o imbricado aparato bioquímico e genético.

Os problemas mais comuns relatados pelos pais dizem respeito ao horário de dormir. Os jovens são resistentes à orientação de dormir cedo. Não têm disciplina em relação ao seu sono, dormem muito tarde e consequentemente acordam tarde também. Para enfrentar a questão a sugestão é a seguinte:

- estabelecer uma rotina de "desligamento", um verdadeiro ritual para as duas horas que antecedem o horário de dormir;

- estabelecer horário para dormir e para acordar e seguir à risca; o ritual deve ser mantido de forma consistente e persistente, a fim de que seja incorporado como um hábito;

- o quarto deve ser silencioso e escuro; de preferência, computadores e televisão não devem estar no quarto de dormir;

- estimular exercícios físicos durante o dia também ajuda.

Valde Tiziane Luna
Coordenadora Padagógica Escolar - Pesquisadora da Universidade de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário